Cangussu News

imagem2

Curso: Viabilidade do reuso seguro da água.

Ministramos, a convite da professora Telma Geovanini, enfermeira, coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade do Sudeste Mineiro, Campus de Juiz de Fora e autora de vários livros na área de enfermagem um minicurso intitulado “Viabilidade do reuso seguro da água”.

Abordamos as várias formas de reuso da água, o reuso como um processo comum na natureza, os microrganismos potencialmente patogênicos presentes em esgotos domésticos e as doenças que provocam em seres humanos, os métodos convencionais e avançados de tratamento de esgotos e sua eficácia na remoção ou inativação dos microrganismos patogênicos, as formas de monitoramento da presença de microrganismos na água de reuso, assim como dados da segurança do reuso da água em países que implantaram o reuso há mais tempo.

web-e-coli-getty-c-rf

Enfatizamos a importância de vencer as barreiras psicológicas, culturais e comportamentais com relação ao reuso potável direto da água obtida a partir do tratamento de esgotos para que possamos avançar na solução do crescente problema de fornecimento de água de qualidade em tempos de escassez hídrica.

Contamos com a presença do Prof. Jorge Macedo que forneceu informações detalhadas sobre a situação dos mananciais de água do município de Juiz de Fora e de como erros consecutivos de gestão dos recursos hídricos vem acelerando a degradação dos mananciais e a inviabilizando sua recarga. A escassez de recursos hídricos vem impedindo o estabelecimento de novas indústrias no município afetando o desenvolvimento e reduzindo a geração de novos empregos. Além deste aspecto, foi ressaltado pelo palestrante que 35% da água potável do município é perdida pela falta de monitoramento e de manutenção adequadas da rede de distribuição de água e que o reuso potável da água se colocará, em breve, como a única alternativa para aumentar o volume de água disponível para consumo evitando o agravamento da crise.

Recomendamos a leitura do artigo sobre este tema que postamos neste site para que você adquira uma visão mais detalhada da nossa abordagem sobre a segurança microbiológica do reuso da água.

COMPARTILHAR

Autora: Professora Lucia Cangussu

prof

Meu nome é Lucia Regina Cangussu da Silva, mineira quase baiana, bióloga, amante da vida, da família, dos amigos, da natureza e da ciência. Sempre adorei estudar e ensinar. Faço isso desde que me entendo por gente! Faço parte do grande grupo dos “nerds”! Já na graduação na UFMG me apaixonei pelo mundo microbiano logo na primeira aula com as Professoras Betinha e Patrícia. Foi realmente um amor à primeira vista e fico sempre me perguntando o motivo, já que os microrganismos nem sempre são tão bons, bonitos e gostosos como se esperaria! Talvez seja porque, como a maioria dos microrganismos, posso quase ser medida em micrômetros. Este mundo invisível sempre me fascinou e não canso de estudá-lo. Tornei-me o que o meu caro professor Humberto Carvalho condenava... estudante profissional! Lamento, Mestre!