Artigos > Microbiologia da Água

filtracao-areia

Atividade microbiana nos processos de filtração da água.

A superfície dos grãos de areia das camadas filtrantes em uma estação de tratamento da água é rapidamente revestida por minerais nos processos de filtração rápida utilizados para obtenção de água potável para consumo humano. A cobertura mineral altera as propriedades físicas e químicas do material filtrante, mas pouco tem sido estudado sobre os efeitos dos minerais depositados sobre a colonização, proliferação, diversidade e abundância das espécies microbianas.

A associação dos fatores físicos, químicos e microbiológicos resulta na remoção e precipitação de impurezas presentes na água captada como ferro, manganês e amônia, resultando no acúmulo de materiais sobre a superfície dos grãos, impedindo a passagem da água e reduzindo a velocidade de filtração. Este depósito superficial de material orgânico e inorgânico aderido aos grãos de areia é removido periodicamente por retrolavagem do filtro de areia para que a velocidade de filtração atenda aos parâmetros estabelecidos.

Uma descoberta recente feita na Dinamarca alterou o conceito de que a deposição de minerais interfere de forma negativa com a colonização e atividade microbiana nos filtros de areia, relatando uma correlação positiva entre o número de bactérias e o grau de deposição de minerais sobre os grãos. Os pesquisadores encontraram células microbianas no interior de poros da matriz mineral gerando micro nichos para atividade microbiana e comprovaram ainda que a capacidade de remoção de amônia se elevava à medida que os depósitos minerais aumentavam, sendo as bactérias nitrificantes encontradas pertencentes aos gêneros Nitrosomonas, Nitrosoarchaeum, Nitrosococcus e Nitrospira.

mineraisgrupo-2

Mais uma vez a natureza nos revela sua complexidade e a riqueza das relações entre os seres vivos e os componentes inanimados dos ecossistemas que habitam. A compreensão dessas interações entre o mundo biótico e abiótico irá nos fornecer novas alternativas tecnológicas para o tratamento da água.

Fonte:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Internal+Porosity+of+Mineral+Coating+Supports

COMPARTILHAR

Autora: Professora Lucia Cangussu

prof

Meu nome é Lucia Regina Cangussu da Silva, mineira quase baiana, bióloga, amante da vida, da família, dos amigos, da natureza e da ciência. Sempre adorei estudar e ensinar. Faço isso desde que me entendo por gente! Faço parte do grande grupo dos “nerds”! Já na graduação na UFMG me apaixonei pelo mundo microbiano logo na primeira aula com as Professoras Betinha e Patrícia. Foi realmente um amor à primeira vista e fico sempre me perguntando o motivo, já que os microrganismos nem sempre são tão bons, bonitos e gostosos como se esperaria! Talvez seja porque, como a maioria dos microrganismos, posso quase ser medida em micrômetros. Este mundo invisível sempre me fascinou e não canso de estudá-lo. Tornei-me o que o meu caro professor Humberto Carvalho condenava... estudante profissional! Lamento, Mestre!